FACEBOOK E AS MARCAS
Postado por Pedro Henrique Nunes | 24,Julho, 2013Hoje em dia a tendência é termos redes sociais que se preocupam tanto com o público que compra quanto com o público que vende. O facebook foi a rede que fez isso melhor até então e por isso vem sendo um sucesso. Mas temos que ter cuidado, pois a má utilização deste meio pode danificar a marca de forma profunda.
Não basta ter uma fanpage, nem mesmo um link patrocinado e sair falando coisas, temos que saber exatamente o que estamos falando e para quem estamos falando. O facebook gera relatórios importantíssimos, que devem ser analisados com perícia e cuidado.
Temos que ter cuidado com as redes sociais, mas muita empresa geradora de conteúdo mascara os relatórios comprando curtidas, para parecer que são mais curtidas e com isso ganham de fato algumas poucas curtidas a mais. Mas o que ganham de verdade com tal atitude?! Ganham um relatório falso, que não é mais possível se analisar e utilizar com eficiencia para seu(s) cliente(s), o que obviamente atrapalha ações futuras. Portanto geradores de conteúdo, deixem o "clique aqui e ganhe seguidores" para os iniciantes.
Devemos manter um contato direto com o público, responder mensagens rapidamente, falar a linguagem que ele entenda e esteja acostumado, para que ele se identifique com a marca e se sinta a vontade em se comunicar com ela, seja este contato positivo ou negativo, quando este segundo acontece é a chance única de tratar tal comentário de forma a transformar seu impacto em positivo ao mostrar que a empresa é transparente e trata seus possíveis problemas com seriedade. Desta forma, o engajamento que é tão buscado, acontecerá naturalmente.
A chave do sucesso de uma marca no facebook parece simples, mas não é. É preciso juntar o estudo dos relatórios com postura com reclamações, linguagem, conteúdos interessantes feitos estrategicamente postados na hora correta, de acordo com o que se quer passar.
O Facebook é uma ótima ferramenta, mas não é para amadores.