DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Postado por Pedro Henrique Nunes | 05,Janeiro, 2013O mundo, assim como tudo, sofre mudanças constantemente, essas mudanças vem acontecendo, aparentemente, com mais velocidade. Parte da "culpa" disto é do aumento populacional o qual praticamos desde sempre. A lógica é que quanto mais gente pensando, mais produto é produzido e consumido, seja de caráter intelectual ou físico.
Se voltarmos um pouco no tempo podemos ver que as mídias que detinham o poder de colocar algo em evidência, como uma banda, um grupo de teatro ou até mesmo uma pessoa com opinião eram poucas, se limitavam as emissoras de tv, rádio, aos jornais e outras poucas mídias.
A questão é que todos nós desejamos deixar um legado, queremos fazer parte do mundo, então com o advento da internet vimos a possibilidade de não ficarmos mais limitados a aquelas mídias já existentes. Não demorou muito a surgir programas de bate papo, depois blogs e logo as redes sociais, pronto, agora está implantada a democracia da informação, onde todos tem a mesma possibilidade de gerar conteúdo e ser visto.
Até o surgimento do facebook e twitter, o acesso às mídias sociais também era limitado às grandes marcas, as que já detinham o poder financeiro, porém agora a tal democracia da informação chegou também as marcas “menores”, marcas regionais, que passaram a poder falar com seu público da mesma forma que as endinheiradas.
O desafio é o como falar com seu público e como observá-lo para desta forma atingi-lo melhor. Se antes não tinha espaço para amadores, agora cada vez mais só tem espaço para profissionais, que entendem e falam diretamente com seu público de igual para igual. Para estas marcas o mercado está aberto.