E-MAIL MARKETING PRA QUÊ?
Postado por Pedro Henrique Nunes | 18,Agosto, 2014O e-mail marketing é uma ferramenta muito utilizada já faz bastante tempo e tem muitas empresas com opiniões totalmente contrárias, umas acham que não serve para nada e outras acham que é a principal forma de chegar em seus clientes. Na realidade a resposta correta está no meio, ainda hoje o e-mail marketing é uma ferramenta importante, porém não pode ser usada como única solução, ela funciona perfeitamente como um apoio, barato, a outras ferramentas como Facebook Marketing e outras mídias, não só as digitais.
Um ponto importante a se atentar é a formatação, o como ele é feito e qual ferramenta é utilizada para disparo. Muitas empresas, a fim de economizar, fazem disparo via e-mail da própria empresa e isso faz todo o trabalho ir por água abaixo. Na verdade é importante utilizar sistemas próprios que vão fazer seu e-mail chegar de fato à caixa do seu possível cliente, aliado a isso um conteúdo direcionado é importantíssimo. Quanto mais segmentado o conteúdo e a lista, melhor é, pois cada perfil de público receberá o que realmente lhe interessa, diminuindo assim o “optout”, ou seja, pessoas saindo da lista. Conteúdo diferenciado e estudo minucioso das listas e relatórios são primordiais para o sucesso desta ferramenta.
Utilizando de forma consciente e com direcionamentos já citados, o e-mail marketing passa a ser uma ferramenta muito boa, de fundamental importância não só de venda direta, mas também de relacionamento com seu cliente, já que de 2010 para cá os acessos aos e-mails aumentaram mais de 300%, segundo dados globais da Return Path, especializada em e-mail intelligence, tudo isso por conta dos smartphones e tablets que facilitaram e muito o acesso constante do correio eletrônico, ou seja, hoje as pessoas não olham uma vez por dia, com isso não tem mais que ver “30” e-mails de empresas de uma só vez, o que irritava muito e as faziam deletar mais facilmente um e-mail marketing, tratando-o como spam.
É isso, com o passar dos anos o e-mail marketing está cada vez melhor, apesar de muito prejudicado pelo seu inicio desastroso, quando empresas mandavam e-mails demais, a todos e com conteúdo generalizado e chato. Hoje é uma ferramenta que, se usada corretamente, servirá para sua marca manter um bom relacionamento com seu cliente e passar frente aos olhos dele de forma positiva e constante. Mas lembre-se, muito cuidado, se for feito sem estudo e critério, pode fazer sua marca virar spam em um clique.